Já inclusa na fatura de água para ser cobrada neste mês de abril, a Taxa de Coleta de Lixo, deverá ser suspensa temporariamente em Araputanga. A informação foi confirmada pelo líder do prefeito no Legislativo Municipal na noite de terça-feira (02).
O vereador Luiz Gonçalves de Seixas Filhos (PSB) informou que manteve conversação com o prefeito sobre o assunto e irão se reunir nesta quarta-feira às 16h, para buscar meios legais de suspender a cobrança da taxa de coleta de lixo. "Vou conversar com o prefeito e o jurídico para ver a possibilidade de suspender a cobrança até que se inicie o transbordo para o aterro em Mirassol d´Oeste", afirmou.
Seixas destacou ainda, que o Executivo Municipal deve seguir o comando normativo da Lei aprovada pela câmara de vereadores, observando as normas de reajuste autorizado. "Pelo o pouco de faturas que tive acesso, parece-me que o valor destoa do autorizado", observou.
Outra observação, que pode ser abusiva é a cobrança da taxa de água acima do valor de 16 reais, com o aumento, em residências que não possui hidrômetro para medição do gasto e a cobrança da taxa residencial e comercial em residências ou estabelecimentos que possui apenas um cavalete.
Em meio às críticas, indignação e o clamor da população, o prefeito Joel Marins (PSB) adotou a lei do silêncio sobre o assunto, mas em seu perfil nas redes sociais, o gestor explora de ações realizadas com recursos públicos para se promover.
Único vereador que votou contra a aprovação da Lei, Oswaldo Alvarez de Campos Júnior (PSB) esclareceu que é obrigação do Executivo manter o fornecimento diário e sem interrupções, sem cronogramas de água a todos os Munícipes. "Isso é Lei", disse.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.